segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Genética do Diamante de Gould, cores do peito

Variação da cor do peito


Nos Goulds são reconhecidas como cor do peito 3 cores, roxo, lilás e branco. Normalmente são entendidas como variações de um único gene (alelo da cor do peito)







Peito roxo , PR, tem o gene autossomico dominante( sobre o branco e o lilás), logo tanto machos como fêmeas podem ser de factor duplo, FD ou factor simples, FS e mostrar esse gene. Nunca um Gould poderá ser portador do gene e não o mostrar, podendo ocorrer em qualquer combinação de cor de cabeça ou corpo.






Peito Lilás (PL) é um gene autossomico recessivo para o peito roxo mas dominante para com o peito branco. Para uma ave mostrar o peito lilás tem de ser factor duplo para peito lilás ou factor simples para peito lilás portador de peito branco e factor simples para peito roxo. Sendo factor simples para peito lilás e factor simples para peito roxo, resulta em peito roxo portador de lilás. O peito lilás pode ocorrer em combinações com qualquer cor de cabeça ou corpo excepto em machos diluídos e pastéis pois tal coloração já é causada pela presença do gene peito roxo.


Peito branco, PB, autossomico recessivom para o peito roxo e lilás, logo tanto machos e fêmeas podem ser de duplo factor e mostrar o gene peito branco ou ser factor simples e ser portador do gene peito branco e não o mostrar. Nenhuma ave de peito branco pode ser portadora de peito roxo ou lilás. O peito branco pode ocorrer em qualquer cor de cabeça , excepto em machos diluídos e pasteis em que essa coloração é causada pela presença do gene peito roxo.

Devido a apenas dois genes de peito branco estão presentes no genoma, um único Gould não pode ser portador de mais do que 2 ou 3 alelos para cor de peito, é impossível um Gould ter peito roxo e ser portador dos alelos lilás e branco.

O C representa a cor de peito








Genética do Diamante de Gould, cores do corpo

Cores de corpo


O Diamante de Gould tem uma grande variedade de cor, aparecendo o macho com seis cores de corpo e a fêmea com quarto cores de corpo.

Machos:
- Verde
- Diluído
- Amarelo
- Azul
- Pastel
- Prata
Fêmeas:
- Verde
- Amarelo
- Azul
- Prata


De notar que certas cores do corpo influenciam a cor da cabeça, o gene amarelo influencia a coloração preta e o gene azul que suprime a cor vermelha e amarela.








Cor Verde, tem o gene ligado ao sexo mas é dominante incompleto para com o amarelo (que também tem o gene ligado ao sexo) O corpo verde é dominante para com o azul (que é autossomico).
Devido a ter o gene ligado ao sexo os machos podem ser de factor duplo, FD e factor simples, FS, para o corpo verde (sendo o outro factor amarelo) enquanto as fêmeas são unicamente de FS. A cor verde do corpo combina com qualquer cor de cabeça ou peito mas nos machos de FS verde/amarelo e de peito roxo a cor do macho aparece diluída, se ele for de FS verde (ou FS amarelo) e peito branco ou lilás, a cor do macho é amarelo. Isto ocorre devido a cor do corpo é influenciada não só pelo cromossoma sexual mas também pelo autossomico da cor do peito (e corpo azul). Num macho de peito branco FS amarelo pode ser considerado portador de corpo verde pois a ave é amarela mesmo tendo o gene verde.










Corpo amarelo,tem o gene ligado ao sexo que é dominante incompleto para o corpo verde (também com o gene ligado ao sexo). O amarelo é dominante para com a cor azul (autossomico), mas tendo o gene ligado ao sexo os machos podem ser de FD ou FS para o amarelo sendo o outro factor verde. As fêmeas são unicamente de FS verde.O corpo amarelo pode ocorrer com qualquer cor de cabeça ou peito, sendo que os machos de FS amarelo e FS verde e peito roxo tem a cor diluída e se for de FS amarelo (ou FS verde) com peito lilás ou branco será amarelo. Esta alteração ocorre devido não só a cor do gene ligado ao cromossoma sexual mas também devido ao gene ligado a cor do peito (e cor azul). O gene amarelo suprime a cor preta da ave logo em áreas cobertas por preto, em aves verdes, a cor passa a branco. Por isso as aves de cabeça preta amarelas são brancas na cabeça.





Diluídos, resulta da combinação do gene amarelo(Z) e do gene verde(Z) numa ave de peito roxo, sendo necessária a presença dos dois cromossomas para isto acontecer e que tendo dois genes (ZZ) terá de ser um macho. Nunca uma fêmea pode ser diluída. O único gene amarelo entra em conflito com o verde e aparece no final uma mistura das duas cores sendo que se trata de uma cor dominante incompleta. Nunca ocorre em machos de peito branco mas uma ave pode ser portadora de peito branco. Como o gene amarelo suprime o preto e o verde afecta o amarelo, as aves adquirem um tom cinza onde seriam pretas.



Azul, gene autossomico recessivo, logo tanto machos e fêmeas podem ser de FD e serem azuis, como de FS e serem portadoras de outro gene para corpo azul. As aves só aparecem em azul quando tem um gene verde, cromossoma sexual, (oposto ao amarelo) e são FD para o gene de corpo azul. Esta cor de corpo surge em qualquer combinação de cabeça e peito, sendo que o azul suprime o vermelho e laranja da cabeça e o amarelo da barriga. Uma ave de cabeça vermelha ou laranja surge com a cabeça em tom de salmão e a barriga amarela em branco.





Pastel, resulta da combinação entre o gene amarelo e verde (Z) ligado ao sexo e o FD azul, em aves de peito roxo, sendo estas aves todas do sexo masculino. As fêmeas nunca podem ser pasteis.
A cor surge apenas em aves de peito roxo, que poderão ser portadoras de peito branco, pois em aves de peito branco corpo será prata. Devido ao gene amarelo suprimir a cor preta e o verde alterar a cor amarela, as áreas normalmente pretas serem de cor cinza assim como a cabeça. Como o gene azul suprime o gene vermelho e laranja essa cor passa a salmão e também o amarelo passa a branco.




Prata, ocorre na combinação do gene amarelo com o gene azul, sendo que aves geneticamente amarelas e de corpo azul aparecem com a cor prata, Factor Simples Corpo Amarelo com FD azul surge apenas no macho de peito branco que em outro caso, peito roxo, seria pastel. Devido ao gene amarelo suprimir o preto e o gene azul suprimir o vermelho, laranja e amarelo, o corpo adquire uma tonalidade quase branca sendo que o roxo do peito não é afectado, de modo que para ter uma ave praticamente branca , é necessário ter cabeça preta, peito branco e corpo amarelo. Os machos devem ser FD amarelos para se conseguir um brilho mas em tom prateado.











































































sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Genética do diamante de Gould, Cor da cabeça

Base genética do cruzamento do Diamante de Gould, relativamente à cor da cabeça, principio básico na criação desta bela ave.