sábado, 30 de agosto de 2008

Diamante Estrela

Ave originária da Austrália. De cor verde oliva nas costas, com a cabeça vermelha e o peito amarelo com pintas. O macho distingue-se bem da fêmea pela coloração vermelha da cabeça, que no macho cobre toda a cabeça e na fêmea só vai ate a linha dos olhos. Existe outra cor de cabeça, a laranja e outra cor de corpo, pastel. Fora da criação gosta de andar em grupo e prefere andar pelo chão a procurar alimento e remexer do que andar a voar. No verão pode ser mantido num aviário exterior mas como não se abriga em ninhos deve ter um local abrigado para passar a noite. Constroem o ninho com ervas e penas, chocando ambos os ovos e alimentando as cria nos primeiros dias com insectos. As crias saem do ninho com 3 semanas mas regressam à noite. Após 5 semanas de nascerem tornam-se independentes. Ave bastante viva com canto melodioso . Gostam de grit, papa e sementes de painço. Adoram tomar banho e são os primeiros a ir para o banho.
Em gaiola são aves que dificilmente se reproduzirão por elas pelo que o uso de bengalins como ama é justificado.
Fazem posturas de 5-6 ovos e ao retirarmos os ovos passado 7-10 dias fazem nova postura.
As femeas convem serem acasaladas com pelo menos 9 meses para se poderem desenvolver bem e assim não terem problemas com as posturas, o que nos estrelas é frequente e mortal. São aves até bastante resistentes e raramente apanham doenças.
Os ninhos, utilizo ninhos plasticos com uma base de canário e onde depois eles colocam algumas palhas. Os ninhos estão por fora das gaiolas mas ja tive casais que naõ entravam e faziam a postura no chão pelo que coloquei o ninho no interior da gaiola e eles ja iam para o ninho sem problemas, no ano seguinte ja entravam no ninho no exterior da gaiola, o que facilita a inspecção.

Sem comentários: