segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Genética do Diamante de Gould, cores do peito

Variação da cor do peito


Nos Goulds são reconhecidas como cor do peito 3 cores, roxo, lilás e branco. Normalmente são entendidas como variações de um único gene (alelo da cor do peito)







Peito roxo , PR, tem o gene autossomico dominante( sobre o branco e o lilás), logo tanto machos como fêmeas podem ser de factor duplo, FD ou factor simples, FS e mostrar esse gene. Nunca um Gould poderá ser portador do gene e não o mostrar, podendo ocorrer em qualquer combinação de cor de cabeça ou corpo.






Peito Lilás (PL) é um gene autossomico recessivo para o peito roxo mas dominante para com o peito branco. Para uma ave mostrar o peito lilás tem de ser factor duplo para peito lilás ou factor simples para peito lilás portador de peito branco e factor simples para peito roxo. Sendo factor simples para peito lilás e factor simples para peito roxo, resulta em peito roxo portador de lilás. O peito lilás pode ocorrer em combinações com qualquer cor de cabeça ou corpo excepto em machos diluídos e pastéis pois tal coloração já é causada pela presença do gene peito roxo.


Peito branco, PB, autossomico recessivom para o peito roxo e lilás, logo tanto machos e fêmeas podem ser de duplo factor e mostrar o gene peito branco ou ser factor simples e ser portador do gene peito branco e não o mostrar. Nenhuma ave de peito branco pode ser portadora de peito roxo ou lilás. O peito branco pode ocorrer em qualquer cor de cabeça , excepto em machos diluídos e pasteis em que essa coloração é causada pela presença do gene peito roxo.

Devido a apenas dois genes de peito branco estão presentes no genoma, um único Gould não pode ser portador de mais do que 2 ou 3 alelos para cor de peito, é impossível um Gould ter peito roxo e ser portador dos alelos lilás e branco.

O C representa a cor de peito








Sem comentários: