sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mandarim Pastel - Ficha técnica



      A diluição da cor afecta toda a ave em si, sendo importante uma ave de cor uniforme, podendo ser combinada com qualquer mutação, o cruzamento nem sempre é aconselhável.

      O desenho é afectado na lágrima, face, cauda, flancos e barra do peito. Os defeitos que podem surgir são a falta de uniformidade na cor do dorso, as penas das asas com variações de cor, no desenho a cor deve ter a mesma intensidade, e as bochechas ser de cor uniforme não existindo variação junto da lágrima e todo o desenho dos flancos ser de cor sólida e pontos visíveis.

Diamante Mandarim Cinzento Pastel
      A lágrima é de cor cinza claro bem como a zona à volta do bico, bigode, sendo que entre o bico e a lágrima deve ser branco, a bochecha ser de cor branca/creme assim como os flancos com os pontos redondos em branco, o dorso deve ser de cor cinza claro, bem como a barra do peito, a cor da cabeça e pescoço, as asas de cinza prata, o ventre branco, a zona da cloaca creme e branca sendo penas da cauda zebradas de branco e cinzento claro, o bico vermelho, pernas e unhas vermelho/laranja e os olhos escuros.
Fêmea: a lágrima é de cor cinza claro bem como a zona debaixo do bico sendo que entre o bico e a lágrima deve ser branco, a bochecha ser de cor cinza/prata mais clara na parte traseira, o peito cinza/prata, as asas de cinza/prata uniforme podendo ser mais claras mas nunca branco, o ventre branco, a zona da cloaca creme sendo as penas da cauda zebradas de branco e cinzento claro, o bico laranja/vermelho, pernas e unhas laranja/vermelho e os olhos escuros.
Defeitos: falta de uniformidade na sombra dos desenhos dos bigodes, lágrima, barra do peito e cauda, na cor da parte traseira, zebrado no maxilar inferior incompleto, a barra do peito sem bordas em bico, pontos brancos do flanco dispersos e sem definição.
Pontos positivos: a cor do dorso o mais uniforme possível bem como os desenhos de tom uniforme e bem definidos.


Diamante Mandarim Castanho Pastel
      A lágrima é de cor castanho claro bem como o bigode, sendo que entre o bico e a lágrima deve ser branco, a bochecha ser de cor branca/creme, os flancos creme/laranja claro com os pontos redondos em branco, o dorso deve ser de cor castanho claro, bem como a barra do peito, a cor da cabeça e pescoço, as asas em cor creme podendo ser mais claras na ponta mas não branco, o ventre creme, a zona da cloaca creme e branca sendo as penas da cauda zebradas de branco e castanho claro, o bico vermelho, pernas e unhas vermelho/laranja e os olhos escuros.
Fêmea: a lágrima é de cor castanha clara bem como a zona debaixo do bico sendo que entre o bico e a lágrima deve ser branco, cabeça de cor castanha clara com bochecha da cor da cabeça mas ligeiramente mais clara mais clara, o peito creme ligeiramente mais claro que a cabeça , as asas de creme uniforme podendo ser mais claras nas pontas mas nunca branco, o ventre creme claro bem como a zona da cloaca sendo as penas da cauda zebradas de branco e castanho claro, o bico laranja/vermelho, pernas e unhas laranja/vermelho e os olhos escuros.
Defeitos: falta de uniformidade na sombra dos desenhos dos bigodes, lágrima, barra do peito e cauda, na cor da parte traseira, zebrado no maxilar inferior incompleto, a barra do peito sem bordas em bico, pontos brancos do flanco dispersos e sem definição.
Pontos positivos: a cor do dorso o mais uniforme possível bem como os desenhos de tom uniforme e bem definidos.

Diamante Mandarim Cinzento  Pastel Dorso Claro
     A lágrima é de cor preta bem como o bigode junto do bico sendo que entre os dois deve ser branco, a bochecha ser de cor branca, os flancos laranjas com os pontos redondos em branco, peito preto e branco com barra preta, cabeça de cor cinza prata, as asas de cinza prata mais claras que a cabeça, o ventre branco puro (distinto do cinzento diluído), as penas da cauda cinzentas zebradas de negro sendo o bico vermelho, pernas e unhas vermelho/laranja e os olhos escuros.
Fêmea: A lágrima é de cor preta bem como junto do bico sendo que entre os dois deve ser branco, a bochecha ser de cor cinza muito clara assim como os flancos, o peito branco/creme desbotado, as asas de cinza/prata uniforme podendo ser mais claras mas nunca branco, o ventre branco, a zona da cloaca branca sendo as penas da cauda cinzentas zebradas, o bico laranja/vermelho, pernas e unhas laranja/vermelho e os olhos escuros.
Defeitos: falta de uniformidade na sombra dos desenhos dos bigodes, lágrima, barra do peito e cauda, na cor da parte traseira, zebrado no maxilar inferior incompleto, a barra do peito sem bordas em bico, pontos brancos do flanco dispersos e sem definição. Quebra ou falta de cor entre pescoço, cabeça e asas, sendo o distanciamento menor nas fêmeas. Presença de marcações negras no peito das fêmeas,
Pontos positivos: a cor do rosto o mais branco possível, bem como os desenhos de tom uniforme e bem definidos. A diferença de cor em volta do pescoço bem definida em relação ao dorso.

Diamante Mandarim Castanho Pastel Dorso Claro
     A lágrima é de cor castanho-escuro bem como o bigode junto do bico sendo que entre os dois deve ser branco, a bochecha ser de cor branca, os flancos laranja claro com os pontos redondos em branco, peito em castanho-escuro e branco com barra castanho-escuro, cabeça de cor creme claro sendo diferente da cor do dorso, as asas de creme mais claras que a cabeça, o ventre branco puro (distinto do cinzento diluído), as penas da cauda creme zebradas sendo o bico vermelho, pernas e unhas vermelho/laranja e os olhos escuros.
Fêmea: A lágrima é de cor castanho-escuro bem como junto do bico sendo que entre os dois deve ser branco, cabeça de cor mais escura que o dorso, a bochecha ser de cor creme muito clara assim como os flancos, o peito branco/creme desbotado, as asas de cinza/prata uniforme podendo ser mais claras mas nunca branco, o ventre branco, a zona da cloaca branca sendo as penas da cauda castanhas zebradas, o bico laranja/vermelho, pernas e unhas laranja/vermelho e os olhos escuros.
Defeitos: falta de uniformidade na sombra dos desenhos dos bigodes, lágrima, barra do peito e cauda, na cor da parte traseira, zebrado no maxilar inferior incompleto, a barra do peito sem bordas em bico, pontos brancos do flanco dispersos e sem definição. Quebra ou falta de cor entre pescoço, cabeça e asas, sendo o distanciamento menor nas fêmeas. Presença de marcações castanhas no peito das fêmeas,
Pontos positivos: a cor do rosto o mais branco possível, bem como os desenhos de tom uniforme e bem definidos. A diferença de cor em volta do pescoço bem definida em relação ao dorso.



Anno 2009, CTN IEI - Ficeti, Caimi, Piccinini

Sem comentários: