sábado, 4 de dezembro de 2010

O D. Mandarim Peito Negro

A sua característica mais evidente, um aumento tamanho e de cor negra da barra do peito. Esta barra é esticada para cima e invade o zebrado debaixo do bico.
Nas aves de exposição o peito deve ser completamente negro ou pelo menos abaixo do queixo.
A marca das bochechas no macho é ampliada e estende-se até o topo da cabeça e pescoço.
As asas do macho e da fêmea, tem os bordos castanhos com contorno branco, creme na fêmea, o que produz um design exclusivo desta mutação.
Nos flancos, as marcações laterais não são arredondadas mas sim ovais ou alongadas tipo pingo. Nas fêmeas, os flancos são mais pálidos que as fêmeas que não são peito negro.
O desenho da cauda, macho e fêmea, nesta mutação não existe, sendo que as penas passam de xadrez quadriculado para alongado. As penas ganham uma cor branca cremosa
Linha do bico e olhos, macho e fêmea, é afectada pelo factor peito negro em que a lágrima desaparece, o bigode é acentuado.

A mutação Peito Negro é recessiva. Do cruzamento de Peito Negro com outra mutação (não importa o sexo) na primeira geração nascida, nenhuma ave é peito negro apesar de todos serem portadores, reconhecendo-se marcas na ave que revelam esse gene: marcação junto ao olho, marcação dos flancos arredondada, asas com penas ligeiramente marcadas, barra do peito alongada, zebrado estende-se aos flancos e o rabo tem um zebrado descontínuo.

EXPOSIÇÃO
A maioria das aves que portam este factor apresentando uma ou mais destas características não servem para exposição.
Apesar da sua cor atractiva, não se vêem muitas destas aves em exposições. O grau de dificuldade em conseguir um bom exemplo é realmente muito alto, pois o macho deve expressar os seguintes efeitos:
- A cor preta do peito que se estende o mais alto possível para a parte inferior do bico, uma área de zebrado é aceite mas não uma mancha branca.
- As marcas no rosto têm que ser simétricas, regulares e lineares, os desenhos das asas simétricos.
- Desenho dos flancos simétricos, regularmente distribuídos com desenho oval claramente visível e regular.  Não servem desenhos muito turvos, brancos e desordenados.
- O desenho do rabo deve ser alongado.
- Não deve ter lágrima e ter a linha do bico, bigode, bem delineada.
Além de ter a cor certa está sujeita ao tipo, tamanho, condição, etc.

O Diamante Mandarim de Peito Negro, por causa de sua beleza é uma ave de exposição difícil.


Danny Roels
Traducción de Ángel Luis Rodríguez Barbero de un texto italiano de Manuele Piccinini

Sem comentários: