sábado, 4 de dezembro de 2010

Os critérios de selecção do Bengalim do Japão Preto-Castanho

Espécie criada por criadores chineses e japoneses resultado do cruzamento de diferentes espécies de Lonchura, que influenciaram a sua cor, em que o cruzamento com Lonchura Striata e Lonchura Punctulata ainda hoje contribui para o melhoramento da taxa de oxidação da cor, utilizados os híbridos férteis.
No preto-castanho observa-se uma oxidação da plumagem, pernas e maxilar superior não impedindo os padrões da espécie, mas realçando a cor.

DESENHO
- Máscara, barra do peito, pescoço e bochechas de cor uniforme, o crânio, pescoço, bochechas, garganta e barras do peito delimitadas por uma linha de transição uniformemente curvada, sem cortes.
A barra do peito extensa, sobre o peito e estendendo-se sobre os flancos bem definidos e contrastados pelo desenho escamado da barriga.
- Dorso e asas marcados com estrias finas de cor clara, a cauda delimitada por uma linha desde a região anal, o desenho do ventre regular e contrasta com a cor de fundo.
- Na barriga é elaborado, a partir da linha do peito para a região anal por um escamado o mais escuro possível, contrastando com a cor de fundo branca.


COR
Maxila superior: preto; Mandíbula: pérola negra; O bico deve estar em harmonia com a cor da testa; Mascara, Barra do peito, pescoço e bochechas, castanho-escuro; Barriga: o padrão em "V" de castanho-escuro, contrasta com a cor de fundo branco a mais nítida possível; Cauda: castanho-escuro; Cobertura da asa e do dorso: castanho-escuro com estrias claras; Olhos: Preto; Pernas: cinzento-escuro, quase preto; Unhas pretas.

Selecção de casais
Depois escolhidos os indivíduos com as características ideais de cor e desenho, não deixando de lado os requisitos de tamanho mínimo, 12,5 cm. A presença de uma estrutura harmónica e arredondada, uma posição vigorosa e também ter em conta a plumagem característica do casal, pois há aves com plumagem de escamas longas ou nevadas e outras de plumagem curta e intensa em que melhor expressa a cor, chegando a eliminar o desenho estriado do dorso pela cor intensa.
Geralmente, aves de cor intensas ou escama curta tendem a ter menos porte, logo um aspecto menos vistoso. Em contrapartida, as aves com plumagem longa e nevada desfrutam de uma vista mais harmoniosa, mas perdem por não expressarem bem a cor, devido ao comprimento da escama, tornando-se a cor menos nítida devido à cor de fundo.
Por isso, importa considerar estes aspectos na selecção de reprodutores, pois se generalizar o cruzamento entre as aves de plumagem curta e pouco porte, estas ficam ainda menores, com estruturas ósseas alongadas sem curvase coma falta de expressão devido à saturação de cor.
Da mesma forma, o acasalamento constante entre exemplares de plumagem larga levará a uma perda de contraste de cor, originando aves mais arredondadas, de posição inadequada devido ao volume.
Por conseguinte, é necessário fazer o acasalamento de forma a que acasalando exemplares de escama curta com escama larga, ambos de bom porte, forma, cor e desenho, a fim de manter o desenho e a cor dentro dos parâmetros desejados, sem afectar a forma e o tamanho das crias, os de escama curta para exposição e os de escama larga que servirão para reprodução, atendendo as características de perda de design e tamanho.


Bibliografia
Estándar de la Isabela del Japón del Colegio de Jueces Focde. www.focde.com

Sem comentários: